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Publicado em 2023-10-24

AÇÕES DE INFORMAÇÃO / ACONSELHAMENTO E REABILITAÇÃO DE TRABALHADORES

  • Ações de Informação:

Com o objetivo de diminuir a probabilidade de ocorrência de comportamentos aditivos, devem ser levados a cabo programas de informação e sensibilização sobre o consumo de substâncias psicoativas. Estes programas devem partir de um diagnóstico da própria organização e devem contar com a participação de todos os trabalhadores.

 

A empresa deve comprometer-se com a promoção de ações de informação e formação tendo em vista a prevenção e a diminuição de dependências em meio laboral e de campanhas de sensibilização para as consequências negativas do consumo excessivo de álcool e outras substâncias psicoativas.

 

As ações de informação sobre o consumo de substâncias psicoativas em contexto laboral podem incluir:

  • Palestras e workshops: são uma forma eficaz de fornecer informações sobre os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas.
  • Material informativo: os folhetos e cartazes podem ser distribuído aos colaboradores para que possam consultar em casa ou no trabalho.
  • Programas de sensibilização: podem ser realizados para ajudar os trabalhadores a compreender os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e a tomar medidas para reduzir esses riscos.

 

É importante que as ações de informação sejam adaptadas às necessidades específicas da empresa e dos trabalhadores. Na Ambiformed trabalhamos em conjunto consigo de modo a desenvolver ações de informação adaptadas às necessidades da sua organização.

  • Ações de Aconselhamento e Reabilitação de Trabalhadores:

As ações de aconselhamento e reabilitação de trabalhadores são um conjunto de medidas que visam ajudar os trabalhadores que lidam com problemas de consumo de substâncias psicoativas. Essas ações podem ser realizadas por profissionais especializados, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas.

Estas ações de aconselhamento e reabilitação de trabalhadores têm uma série de benefícios, tanto para os trabalhadores como para as entidades empregadoras. Estas fazem parte de um processo que tem como objetivo ajudar os trabalhadores a compreender os seus problemas e a desenvolver estratégias para lidar com os mesmos. A reabilitação tem sido comprovadamente eficaz na redução do consumo de substâncias psicoativas, pelo que se trata de um instrumento importante para a recuperação da saúde, do bem-estar e produtividade do colaborador.

 

Alguns exemplos de ações de aconselhamento e reabilitação de trabalhadores incluem:

  • Aconselhamento individual: é uma forma eficaz de ajudar os trabalhadores a compreender os seus problemas e a desenvolver estratégias para lidar com eles.
  • Terapia de grupo: pode ser uma forma eficaz de ajudar os trabalhadores a compartilhar experiências e a apoiar-se mutuamente.
  • Programas de reabilitação: podem oferecer uma variedade de serviços, como aconselhamento, terapia e apoio social.

 

É importante que as ações de aconselhamento e reabilitação sejam adaptadas às necessidades específicas de um trabalhador. As empresas devem trabalhar em conjunto com os seus trabalhadores para desenvolver um plano de reabilitação eficaz.

 

Se necessitar ou pretender mais informações sobre este sobre este serviço a Ambiformed está disposta a ajudar!

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Publicado em 2023-10-24

TESTES DE CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

O rastreio de substâncias psicoativas só deve ser realizado caso for necessário para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. O procedimento de deteção deve ser definido no regulamento interno, que deve ser aprovado pelo médico do trabalho. A aplicação dos testes está limitada a atividades ou profissões cujo desempenho implique perigo para a vida ou integridade física dos trabalhadores ou de terceiros. Os trabalhadores devem também ser informados sobre todos os procedimentos da aplicação dos testes.

Os resultados dos testes apenas podem ser do conhecimento dos profissionais de saúde da equipa da Medicina do Trabalho. Estes nunca podem ser comunicados ao empregador, pois só podem ter acesso à ficha de aptidão enviada pelo médico de trabalho com a menção de “apto”, “apto com restrições” ou “não apto”.

 

Os trabalhadores podem recusar a aplicação do teste de despistagem de consumos?

O trabalhador pode recusar a realização do teste e esta recusa não é suficiente para este ser declarado inapto. Porém a recusa injustificada resulta numa infração disciplinar.

 

Pode um trabalhador ser despedido por consumo de substância psicoativas?

Os comportamentos aditivos são um problema de saúde e apenas o médico deve ter conhecimento deles, pelo que não pode justificar o despedimento. No entanto, caso o consumo de álcool ou de outra substância psicoativa esteja na origem de uma falha grave no cumprimento das suas obrigações enquanto profissional ou em situações em que o trabalhador provoque danos à empresa, deliberadamente, por omissão ou negligência, ou não cumpra as regras de segurança, poderá ser alvo de um processo disciplinar que pode, eventualmente, conduzir ao despedimento.

 

 

No âmbito da medicina do trabalho a Ambiformed realiza testes de controlo de substâncias psicoativas, de acordo com o regulamento interno da sua empresa. Ajudamos também com todo o processo de implementação da regulamentação. Se pretender mais informações não hesite e entre em contacto connosco!

 

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Publicado em 2023-10-24

REGULAMENTO INTERNO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

O consumo de substâncias psicoativas, como álcool e drogas, é um problema que afeta todos os setores da sociedade, incluindo o local de trabalho. O consumo excessivo de substâncias psicoativas pode ter sérias implicações para as empresas. Para combater isto todas as organizações devem ter implementado um regulamento de controlo do consumo de substâncias psicoativas.

 

Este regulamento deve incluir os seguintes elementos:

  • Definição de substâncias psicoativas proibidas: As políticas devem definir claramente quais substâncias são proibidas no local de trabalho.
  • Estabelecimento de regras e regulamentos: As políticas devem estabelecer regras e regulamentos claros sobre o consumo de substâncias psicoativas no local de trabalho.
  • Implementação de testes: As políticas devem definir as circunstâncias em que são realizados testes de álcool e drogas para os funcionários.
  • Oferta de programas de prevenção e tratamento: A empresa deve oferecer programas de prevenção e tratamento para os funcionários que lutam contra o consumo de substâncias psicoativas.


Este regulamento assenta em três grandes princípios: prevenção, controlo e reabilitação dos trabalhadores no que diz respeito ao uso e abuso de substâncias psicoativas.

 

O controlo do consumo de substâncias psicoativas é uma necessidade para as empresas que desejam criar um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Com políticas e regulamentos eficazes, as entidades empregadoras podem reduzir o risco de acidentes, aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho.

É obrigatória a existência de um regulamento interno para fundamentar a realização de testes de rastreio de substâncias psicoativas. Se necessitar de ajuda para elaborar o seu Regulamento Interno, fale connosco! (devia ser hiperligação para página de contactos).

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Publicado em 2023-10-24

SISTEMA DE CONTROLO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

É amplamente reconhecido que o consumo excessivo de álcool e outras substâncias narcóticas ou psicoativas tem sérias implicações para a sociedade e para o local de trabalho.
No local de trabalho, o uso de substâncias psicoativas como o álcool e drogas têm efeitos negativos que se fazem sentir com particular urgência e preocupação em dois níveis distintos:

  • Prejudica o nível do absentismo, a produtividade do trabalho, e a relação com os colegas.
  • Aumenta o risco de acidentes devido à influência negativa que esta substância tem na capacidade de reação e coordenação motora, capacidade de decisão, julgamento e comportamento.

É da responsabilidade do empregador assegurar que o trabalhador tenha condições de segurança e saúde em todos os aspetos do seu trabalho. Pelo que é recomendado proceder-se ao rastreio quando se trata de profissões de risco.

 

Para combater todos estes problemas e ajudar transformar a sua empresa num local mais seguro e produtivo, a Ambiformed ajuda na implementação do seu Sistema de Controlo do Consumo de Substâncias Psicoativas.

A aprovação de um Regulamento Interno de Consumo de Substâncias Psicoativas traz as vantagens para todos os intervenientes da sua empresa:


a) Para o trabalhador: dá maior garantia de se manter ativo e ter uma vida mais saudável;
b) Para os colegas de trabalho e seus familiares;
c)  Para a sua empresa, que terá um trabalhador mais assíduo, produtivo e zeloso, o que lhe permitirá manter um elevado

           d) Para a comunidade em geral.

 

Na Ambiformed desenvolvemos em conjunto consigo uma abordagem sistemática de prevenção do consumo de álcool e estupefacientes no local de trabalho, que se divide nas seguintes vertentes:

  • Ações de informação e formação dos trabalhadores;
  • Ações de controlo de consumo de álcool e estupefacientes;
  • Ações de aconselhamento e reabilitação de trabalhadores;
  • Proibição de venda/existência de bebidas alcoólicas no estabelecimento da empresa.

 

Se pretender mais informações sobre este sobre este serviço não hesite em entrar em contacto connosco.