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Publicado em 2023-10-12

MEDIÇÃO DE SÍLICA

A sílica é um mineral natural que pode ser encontrado em muitos materiais, como areia, pedra e rocha. Quando a sílica é dividida em partículas pequenas, pode ser inalada e causar problemas de saúde graves, incluindo silicose, uma doença pulmonar crônica que pode ser fatal.

Em Portugal, desde 1 de janeiro de 2023, o valor limite de exposição à sílica cristalina respirável é de 0,05 mg/m3. Isso significa que os trabalhadores não devem ser expostos a mais de 0,05 mg de sílica cristalina por metro cúbico de ar durante a sua jornada de trabalho.

É uma obrigação do empregador proceder à medição das concentrações dos agentes químicos que possam representar risco para a saúde dos trabalhadores, tendo em consideração os valores limite de exposição estabelecidos.

A monitorização tem como objetivos:

  • A caracterização da atmosfera dos locais de trabalho, no que respeita à identificação dos agentes presentes na mesma;
  • A avaliação da exposição pessoal diária dos trabalhadores aos agentes químicos presentes na atmosfera de trabalho;
  • Identificação das medidas de controlo, prevenção e proteção da exposição dos trabalhadores

 

Medidas Corretivas:

Têm como objetivo principal minimizar ou até eliminar a contaminação do local de trabalho, adotando medidas de proteção coletiva. Caso estas medidas não sejam viáveis, ou são implementadas outras alternativas ou deve-se recorrer às medidas de proteção individual. Estas devem ser consideradas como a adoção de proteção respiratória adequada.

 

Exemplos de medidas corretivas:

  • Substituição da matéria-prima por outra menos tóxica;
  • Adoção de exaustão localizada;
  • Redução do tempo de exposição;
  • Isolamento dos processos que gerem poeiras;
  • Mudança de processo de modo a reduzir a produção de poeira;
  • Limpeza adequada dos locais de trabalho;
  • Manutenção geral;
  • Equipamentos de proteção individuais;
  • Sinalização;
  • Proteção respiratória;
  • Formação. 

Para garantir que os trabalhadores estejam protegidos, é importante realizar medições regulares da sílica no local de trabalho.

A execução do trabalho é realizada por técnicos qualificados utilizando equipamentos devidamente reconhecidos internacionalmente. Os valores de concentração serão comparados com os definidos do Decreto-Lei 102-A/202.

 

Benefícios:

  • Segurança dos trabalhadores;
  • Prevenção de problemas de saúde;
  • Conformidade com a legislação.

 

Se pretender uma proposta comercial ou mais informações sobre este serviço, contacte-nos.

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Publicado em 2023-10-12

MEDIÇÃO DE VIBRAÇÕES

De acordo com a Diretiva n.º 2002/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de junho, é da responsabilidade das entidades patronais garantir a mitigação dos riscos decorrentes da exposição a vibrações.

 

O que são vibrações?

As vibrações ocupacionais são movimentos oscilatórios que podem ser transmitidos para o corpo humano através das mãos, braços, corpo inteiro ou uma combinação de todos. Estas ocorrem numa imensa uma variedade de locais de trabalho, incluindo construção, agricultura e transportes.

 

Os profissionais que lidam com pavimentação de ruas, compactação de terra, perfuração ou qualquer outra atividade que envolva o uso de maquinarias pesadas sujeitas a exposição direta às vibrações (como empilhadores, prensas, britadeiras, roçadeiras, motosserras, martelos pneumáticos, entre outros) são os mais afetados.

 

É fundamental que as empresas ofereçam formação adequado aos funcionários, a fim de garantir que todos os operadores saibam utilizar os equipamentos corretamente minimizando os danos à saúde. Além disso, é importante realizar a manutenção regular dos equipamentos, pois a falta de manutenção adequada pode resultar num aumento da vibração ocupacional.

 

Riscos das Vibrações Ocupacionais, que problemas podem causar?

As vibrações são uma preocupação constante pelos vários perigos que comportam para o trabalhador e as doenças profissionais associadas. Tanto as vibrações transmitidas para a mão e braço e corpo inteiro comportam riscos para a saúde. As consequências dependem do ponto de aplicação, frequência das oscilações, aceleração e duração.

 

Vibrações do Sistema Mão Braço, quais as consequências?

  • Distúrbios Vasculares (Síndrome de Raynaud);
  • Distúrbios Neurológicos (formigueiro ou dormência nos dedos e nas mãos);
  • Síndrome Túnel Cárpico (combinação de movimentos repetitivos, posturas inadequadas e aperto firme na máquina;
  • Distúrbios musculares (exposição prolongada pode levar a fraqueza muscular, dores nas mãos e braços e diminuição da força muscular).

 

Vibrações do Sistema Corpo Inteiro, quais as consequências?

  • Dor Lombar e Distúrbios nas Costas Ombros ou Pescoço (pode levar a uma maior prevalência na dor lombar e degeneração precoce da coluna vertebral e hérnia discal. No entanto, estes sintomas não são específicos a vibrações, podendo resultar de posturas incorretas, características antropométricas, entre outros.

 

Medição de Vibrações:

O Decreto-Lei n.º 46/2006, de 24/02 estabelece os valores limite de exposição a vibrações pelo que se deve proceder à medição do nível de exposição, utilizando sistemas de medição apropriados, que cumprem os requisitos da normalização.

 

Sistema Mão-Braço

Sistema Corpo Inteiro

Valor Limite de Exposição

5 m/s2

1,15 m/s2

Valores de Ação de Exposição

2,5 m/s2

0,5 m/s2

 

 

A Ambiformed oferece um serviço de Avaliação de Vibrações nos Locais de Trabalho. Para além das medições de vibrações, os nossos técnicos ajudam a desenvolver um plano de ação de modo a mitigar o risco de exposição.

Para saber mais sobre nosso serviço, fale connosco!

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Publicado em 2023-10-12

MEDIÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS

O que são compostos orgânicos voláteis (COVs)?

 

Compostos orgânicos voláteis (COVs) são compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente e entrar na atmosfera. Estes compostos podem ser encontrados em diversos produtos: incluindo tintas, vernizes, solventes, adesivos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza domésticos. Os COVs também são produzidos pela combustão de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.

Estes compostos podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, pois podem causar problemas respiratórios como: asma e bronquite, irritação dos olhos, nariz e garganta. Mais grave ainda, estes tipos de compostos orgânicos podem ser cancerígenos.

 

Para reduzir a exposição aos COVs, é importante:

  • Usar produtos que não contenham COVs ou que tenham baixos níveis dos mesmos;
  • Trabalhar em locais bem ventilados;
  • Usar equipamentos de proteção individual, como máscaras, quando necessário;
  • Não fumar em ambientes fechados.

 

A exposição aos COVs pode ser reduzida também por medidas de controle ambiental, tais como:

  • Uso de solventes mais seguros.
  • Melhor ventilação.
  • Controlo de emissões.

 

Os COVs são um problema sério de saúde pública e ambiental. É importante estar ciente dos riscos associados e tomar medidas para reduzir a exposição.

 

Quem é obrigado a realizar a medição pontual?

O operador de uma instalação abrangida pelo D.L. 78/2004 deverá proceder ao autocontrolo das emissões, por fonte e por poluente.

Estão abrangidas as seguintes atividades, com algumas exceções:

  • Atividades de caracter industrial;
  • Produção de eletricidade e ou vapor;
  • Manutenção e reparação de veículos;
  • Pesquisa e exploração de massas minerais;
  • Instalações de combustão integradas em estabelecimentos industriais, comerciais ou de serviços, entre os quais os de prestação de cuidados de saúde, de ensino e instituições do Estado;
  • Atividades de armazenagem de combustíveis

A monitorização pontual deve ser feita pelo menos duas vezes em cada ano civil e deve existir um intervalo mínimo de 2 meses entre as duas medições. Caso esta monitorização não seja suficiente, pode ser exigida uma periodicidade de monitorização mais exigente. Para poluentes para os quais o caudal mássico de emissão seja superior ao disposto na Portaria nº 80/2006, de 23 de janeiro, é exigido que seja feita uma monitorização continua.

Dispensa: De acordo com DL 78/2004, para fontes pontuais que funcionem menos de 500 horas anuais ou 25 dias anuais e que foi realizada uma medição pontual, na qual se verificou o cumprimento dos VLE aplicáveis

Para saber mais sobre nossos serviços de medição de compostos orgânicos voláteis, entre em contato connosco hoje.

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Publicado em 2023-07-04

MEDIÇÃO DE POEIRA NO AR INTERIOR

Embora as doenças pulmonares causadas pela poeira sejam conhecidas há muitos anos, é importante prestar atenção a este problema e tomar precauções. Os pós são geralmente suspensos no ar e são menores que o tamanho do micron 20. Embora a coleta de poeira possa ser vista a olho nu, é impossível ver um único pedaço de poeira com o olho.

Por todas estas razões, a exposição ao pó acima de uma determinada dose e durante um certo período de tempo pode causar problemas de saúde irreversíveis. Pós não são um único tipo, pois muitas substâncias podem ser descritas como poeira.

É essencial que as empresas cumpram os requisitos legais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Isso inclui medir as concentrações de agentes químicos que podem representar um risco para a saúde dos trabalhadores. Os valores de concentração devem ser comparados com os valores limite de exposição estabelecidos na NP EN 1796:2014.

A NP EN 1796:2014 estabelece os valores limite de exposição para agentes químicos em contexto ocupacional. Esses valores são baseados em dados científicos e são projetados para proteger a saúde dos trabalhadores.

 

Se estes valores de concentração forem superiores aos valores limite de exposição, a empresa deve tomar medidas para reduzir a exposição dos trabalhadores aos agentes químicos. Essas medidas podem incluir:

  • Melhorar a ventilação no local de trabalho;
  • Usar equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Treinar os colaboradores sobre como usar os agentes químicos de forma segura;
  • Monitorizar a qualidade do ar.

 

Cumprindo os requisitos legais, as empresas acabam por ajudar a proteger a saúde e o bem-estar de todos os seus funcionários.

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Publicado em 2023-07-04

AVALIAÇÃO DE LUMINOSIDADE NO POSTO DE TRABALHO

Os seres humanos recebem através dos olhos a maior parte da informação exterior que lhes permite controlar os seus movimentos no tempo e no espaço, assim como armazenar na memória os conhecimentos necessários à aprendizagem e ao seu desenvolvimento pessoal.

Cerca de 80% do total das impressões sensoriais do Homem são de natureza visual, o que prova a importância da iluminação, natural e artificial, como veículo das informações indispensáveis a qualquer atividade.

Uma iluminação incorreta potencia a fadiga mental e física, aumentando assim a probabilidade de ocorrência de acidentes de trabalho ou o desenvolvimento de doenças profissionais.

A avaliação da Iluminação nos postos de trabalho é um dos fatores de saúde e de segurança, que visa proporcionar aos trabalhadores iluminação adequada a uma boa visão, sem fadiga, minimizando as doenças profissionais ou os acidentes de trabalho.

A avaliações de nível de luminância realizados pela Ambiformed são sustentados por várias medições no posto de trabalho e na sua vizinhança, cujo valores de referência são os descritos nas norma ISO 8995 e EN 12646-1.

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Publicado em 2023-07-04

MEDIÇÃO DE EFLUENTES GASOSOS

De acordo com o atual quadro legislativo (DL 78/2004, DL 242/2001, Port. n.º 80/2006, Port. n.º 675/2009 e Port. n.º 677/2009), é da responsabilidade da entidade exploradora a realização da monitorização dos efluentes gasosos das fontes fixas de emissão.

A monitorização dos Efluentes Gasosos visa determinar os Valores Limite de Emissão de Poluentes Atmosféricos, tais como SO2, NOx, COV, NH3, compostos halogenados, partículas e metais, que são emitidos por fontes fixas industriais (chaminés).

 

O autocontrolo das Emissões de Efluentes Gasosos deverá ser realizado de acordo com a periodicidade definida no Decreto-Lei n.º 78/2004 de 3 de Abril, na sua versão mais recente, que apresenta como critério a utilização da instalação associada a Fonte Fixa e/ou os Valores Limite de Emissão de cada poluente.

 

Serão elaborados relatórios de caracterização das fontes de emissão, para que o cliente o envie para as entidades competentes dentro do prazo legal em vigor.

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Publicado em 2023-07-04

AVALIAÇÃO DE AMBIENTE TÉRMICO

Um ambiente térmico saudável é o resultado do controlo simultâneo da temperatura, humidade e renovação do ar em redor dos trabalhadores, pois temperaturas inadequadas podem provocar perturbações físicas e psicológicas e consequentemente reduzir a produtividade do trabalhador.

Pretende-se assim com a Avaliação do Ambiente Térmico/StressTérmico determinar condições térmicas ótimas, onde a maior percentagem de trabalhadores está satisfeita com o ambiente térmico.

 

 

A. Stress Térmico por Calor ou Frio

O stress térmico, pode ser considerado como o estado psicofisiológico a que um trabalhador está sujeito, quando exposto a situações ambientais extremas de frio ou calor.

A avaliação de stress térmico por calor ou por frio, pressupõe a realização de medições de várias variáveis ambientais e obtenção de dados dos metabolismos dos trabalhadores, comparando os dados obtidos com valores estabelecidos em normas internacionais.

Assim, o técnico de segurança poderá concluir do nível de exposição, podendo a posteriori estabelecer um conjunto de medidas de prevenção e controlo.

 

B. Conforto Térmico

O objetivo principal é criar e manter o conforto térmico dos ocupantes de um dado espaço, considerando que devido às diferenças biológicas (físicas e emocionais) das pessoas, é muito difícil obter condições de conforto térmico que satisfaçam todos os ocupantes ao mesmo tempo.

O serviço contempla a medição das variáveis ambientais existente em cada posto de trabalho, recolha de informação sobre o metabolismo e das características medias do vestuário, com posterior avaliação do conforto recorrendo ao método PMV PPD.

Da conclusão desse relatório, em função dos valores obtidos, o técnico de segurança poderá propor um conjunto de medidas técnicas e ou organizacionais para assegurar o conforto térmicos dos trabalhadores, potenciando a produtividade dos mesmos.

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Publicado em 2023-07-04

AVALIAÇÃO DOS REQUISITOS ACÚSTICOS DOS EDIFÍCIOS

O ruído pode provocar danos na saúde humana nas mais diversas situações e circunstâncias. O ambiente doméstico urbano é o local onde a ocorrência desta forma de poluição é mais expressiva, sendo o processo de avaliação acústica essencial para identificar e resolver este problema.

Para identificar o desconforto acústico que assola a maior parte das habitações é necessário combinar a avaliação acústica de várias fontes, como as que são externas ao imóvel (tráfego rodoviário, ferroviário, etc, atividade industrial e comercial) e as que são internas ao imóvel (elevadores, aparelhos de ar condicionado, atividades dos vizinhos, etc...). No entanto, muitas vezes é difícil intervir para reduzir o ruído dessas fontes.

No sentido de combater esta forma de poluição e tornar a vida dos habitantes mais confortável, a legislação portuguesa indica os parâmetros de desempenho acústico dos imóveis e estabelece procedimentos de avaliação de conformidade, tanto para imóveis novos como para imóveis existentes que venham a ser objeto de reconstrução, ampliação ou alteração.

Este processo é designado por avaliação acústica e, além de ser obrigatório para a obtenção da licença camarária, valoriza o imóvel com a sua informação pois os problemas de isolamento acústico raramente estão à vista.

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Publicado em 2023-07-04

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTE

A Avaliação do Ruído Ambiente permite a caracterização acústica de determinada área, a sua classificação segundo os critérios legalmente estabelecidos e a avaliação dos níveis de incomodidade resultantes do ruído emitido nas mais diversas atividades profissionais, assim como o resultante do ruído envolvente, como seja o tráfego rodoviário, ferroviário, etc...

O serviço de Avaliação do Ruído Ambiente pela Ambiformed engloba:

  • A avaliação pelo critério de Incomodidade;
  • Recolha de dados acústicos (considerando o critério de exposição máxima).

O período de referência associadas às medições corresponde ao intervalo de tempo a que se refere o indicador de ruído, que será função das atividades humanas. Esse período poderá abranger o diurno (das 7 às 20 horas), entardecer (20 às 23 horas) e noturno (das 23 às 7 horas).

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Publicado em 2023-07-04

AVALIAÇÃO DE RUÍDO OCUPACIONAL

A avaliação da exposição ao ruído ocupacional deve obrigatoriamente ser efetuada anualmente, sempre que existam colaboradores com exposição pessoal diária igual ou superior dos 85 dB (A).

 

O Decreto-lei 182/2006 de 06 de setembro estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde respeitantes à exposição dos trabalhadores aos riscos devidos ao ruído. Este Decreto-lei estabelece o valor limite de exposição e os valores de ação de exposição superior e inferior e determina um conjunto de medidas a aplicar sempre que sejam atingidos ou ultrapassados esses valores. É aplicável em todas as atividades do setor privado, cooperativo e social, da administração pública central, regional e local, dos institutos públicos e das demais pessoas coletivas de direito público, bem como a trabalhadores por conta própria.

O seu local de trabalho é ruidoso?

Trabalha com equipamentos que produzem ruído?

O ruído, para além de representar uma fonte de incómodo para os trabalhadores, constitui a principal causa de perda auditiva relacionada com o trabalho.

O ruído estabelece uma causa de incómodo para o trabalho, dificultando as comunicações verbais e sonoras, podendo provocar fadiga geral e, em casos extremos, trauma e alterações fisiológicas extra-auditivas.

 

Quais os efeitos sobre a saúde resultantes da exposição ao Ruído?

Plano físico:
• Alterações dos sistemas respiratório, cardiovascular e gastrointestinal;
• Perdas auditivas, surdez;
• Dores de cabeça, fadiga física e vertigens.

 

Plano psicológico:
• Incomodidade; irritabilidade; ansiedade e agressividade;
• Redução da capacidade de atenção e de concentração;
• Perturbações do sono e descanso difícil;
• Depressão.

 

Quando deve o Empregador avaliar a exposição ao Ruído?

  • Após remodelação das instalações ou alteração do layout dos espaços de trabalho;
  • Após alteração de processos / métodos de trabalho;
  • Após substituição de equipamentos de trabalho ou de máquinas;
  • Após implementação de medidas de prevenção / proteção;
  • Anualmente sempre que igualado ou ultrapassado o Valor Ação Superior;
  • Quando solicitado por autoridade competente;
  • No âmbito de comunicação fundamentada dos trabalhadores.

 

Quais as principais obrigações do Empregador?

As responsabilidades do Empregador dependem da gravidade da exposição ao ruído.

Perda de Audição Induzida pelo Ruído…

Um em cada cinco trabalhadores tem de erguer a voz para se fazer ouvir, durante, pelo menos, metade do tempo que passa no trabalho, e 7% dos trabalhadores europeus sofrem de dificuldades auditivas relacionadas com o trabalho. A perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional mais comum na União Europeia.

 

O serviço de Avaliação do Ruído da Ambiformed inclui:

  • Medição do ruído utilizando sonómetro calibrado e certificado;
  • Estudo e dimensionamento dos protetores auditivos a adotar pelos trabalhadores;